Negócios mais Seguros

A Instabilidade Econômica promoveu um cenário novo com Negócios mais Seguros

Analisando o Mercado Imobiliário do Cariri desde de 2010 até meados de 2014 podemos afirmar que as negociações apresentaram um crescimento constante que motivou o lançamento de vários empreendimentos e tornou possível a realização do sonho da casa própria para muitas famílias da região do Cariri.

Em 2015, passamos pelo momento mais crítico da economia que até 2017 ficou marcado por muita instabilidade nos negócios e uma desaceleração de investimentos que causou insegurança e os distratos contratuais ameaçaram a capacidade financeira de construtoras e incorporadoras. Outro fato que limitou o número de negócios, foi a mudança de regras para financiamento imobiliário que no primeiro instante foi vista como um problema, mas percebemos que os bancos, especialmente a Caixa Econômica Federal optaram por aprovar crédito para o cidadão que tem renda formal (comprovada) para contratar, assim a negociação torna-se segura para as instituições financeiras que passam a emprestar dinheiro para quem tem a capacidade de manter os pagamentos da prestação do financiamento em dia.

Este fato, exigiu ajustes nos procedimentos e regulamentou etapas para aproximar o cidadão do seu imóvel de forma mais segura. Antes, tínhamos o caso onde um trabalhador que poderia comprar uma casa por R$ 250.000,00 por exemplo, era motivado a comprar uma outra por R$ 400.000,00, isso gerava um aumento da prestação mensal e comprometia o orçamento familiar que acarretaria em futura inadimplência.

Atualmente, temos um cenário onde o cidadão percebe a importância de adequar no seu orçamento uma prestação compatível que não ofereça riscos. Com essa ótica, percebemos que a instabilidade econômica promoveu um cenário novo com negócios mais seguros, e já neste ano de 2018 podemos notar um aumento ainda discreto no volume de vendas (15%) comparando ao mesmo período de 2017 e 2016.

A expectativa do mercado imobiliário em nossa região é de retomada nos negócios e a chegada de novos lançamentos com mais estudo do perfil de consumo da população. Já notamos que os empreendimentos comerciais e residenciais retomaram ações de venda motivados pela volta do interesse e o reaquecimento já mostra sua cara.

Diante de todas as turbulências certamente temos aqui no Cariri, empresas que resistiram a fase mais difícil e hoje revelam de forma madura que estão prontas para voltar as atividades com força total. Para o consumidor fica a dica: aproveita este momento em que o mercado não aqueceu totalmente para fazer negócio pesquisando preço e pechinchando. Esta é a hora de negociar diante de estoques e concorrência para vender últimas unidades dos produtos já lançados.

Se você está em dúvida sobre qual é o momento certo para negociar seu imóvel, leia sobre Ciclos Econômicos de Ricardo Amorim (Economista da Globo News) que já analisou crises em vários países e revela que após um ciclo de baixa a retomada é certa. Use essas informações para analisar os imóveis que estão em oferta e lembre que a compra de um imóvel é uma decisão que requer prudência e muita segurança para proteger seu investimento