27° Congresso Nacional de Corretores de Imóveis

O XXVII Conaci aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2018 na cidade Fortaleza/CE e reuniu aproximadamente 1000 participantes de todo o Brasil e alguns estrangeiros. O evento contou com corretores de imóveis, construtores, incorporadores, investidores e empresas de crédito como Rodobens e Caixa.

Primeiro dia de palestras

A programação foi muito rica em conteúdo abrangendo assuntos relacionados a evolução do trabalho utilizando marketing digital, técnicas de Programação Neurolinguística, e novas mudanças na legislação do setor. A palestra de abertura foi com o publicitário Bruno Lessa, carioca, pós graduado em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e autor do livro: “Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo“. O Sr Bruno discorreu sobre os fundamentos do marketing, a importância de compreender a jornada de compra para fazer a gestão dos clientes advindos de campanhas digitais e ressaltou que os profissionais devem iniciar esse trabalho com a sua base de clientes já existentes, visto que o marketing digital pode contribuir para a geração de negócios diretamente ou indiretamente através de indicações, falou ainda sobre automação para escalar maiores resultados e a importância do trabalho do corretor de imóveis.

Na sequência, tivemos a jornalista Denise Barbosa, ex-apresentadora do segmento de economia e finanças da GloboNews. Em sua abordagem revelou números da economia que revelam má gestão pública e a corrupção como fator que limita o crescimento econômico diminuindo a confiança do mercado internacional na economia brasileiras. A boa notícia foi a leve retomada que temos contemplado com o esforço do governo e setor privado para gerar estabilidade econômica e novos empregos.

Bruno Lessa

Á esquerda Bruno Lessa especialista em Marketing Imobiliário - Conaci XXVII

O evento foi marcado por vários momentos denominados Rodada de Negócios Nacionais e Internacionais, que reuniu profissionais brasileiros e de outros países para tratar de negócios internacionais e sua particularidades, destaco a presença de muitos participantes de Portugal.

Tivemos ainda o palestrante João Diniz Marcello (Perito Avaliador) mostrando o setor de avaliação como oportunidade de negócio, onde já existem vários especialistas com projeção nacional.

Gustavo Zanotto

Á esquerda Gustavo Zanotto autor do projeto Café Imobiliário


Voltando para estratégias profissionais, recebemos dicas valiosas com o Especialista em Marketing digital Imobiliário Gustavo Zanotto (autor do projeto Café Imobiliário) com sua brilhante exibição da mudança de comportamento do consumidor e uso das plataformas digitais no cotidiano. Vimos que a adaptação do profissional com o ambiente digital é fundamental para a sustentabilidade do trabalho dos profissionais do mercado imobiliário.

Visto que o evento ocorreu em meio às campanhas eleitorais e em fase de recessão econômica, ouvimos o jornalista e comentarista político Willian Waack da Rede Globo que falou sobre algumas previsões econômicas e o comportamento das pesquisas de intenção de voto neste novo ambiente de incertezas com o uso das mídias digitais para influenciar a população de forma manipulada pelos marqueteiros. Esta foi a última palestra que encerrou os trabalhos no dia 05 de setembro de 2018.

Willian Waack

No palco Willian Waack Jornalista e Comentarista Político da Rede Globo


Segundo dia de palestras

Já no dia 06, recebemos a atriz, humorista e terapeuta Karla Karenina que fez uma palestra maravilhosa dedicada as mulheres e suas conquistas. Ela mostrou de forma muito clara como a mulher tem ocupado posições de destaque mesmo enfrentando machismo e preconceitos. Motivou a todos na plenária pela dedicação e busca pelos sonhos pessoais enfatizando que durante sua carreira artística foi criticada pelos pais e marido até receber o reconhecimento quando conquistou o sucesso participando como a personagem Meirinha na Escolinha do Professor Raimundo e atuando em novelas da emissora RedeGlobo.
Karla Karenina
Á direita Karla Karenina  - Conaci XXVII

Na sequencia o vice-presidente da Caixa Economica, Sr Paulo Antunes de Siqueira, discorreu sobre estudos que a instituição vem realizando sobre o histórico de negócios e antecipou que a CAIXA está buscando novas soluções para atender as demandas da sociedade. Anunciou o aumento da cota para financiamento de imóveis usados para 80% (antes de 70%), e falou sobre o projeto em andamento para permitir contratações de serviços através de aplicativos. Outra palestra com o Sr Gilberto Socoloski do Sebrae Nacional, apresentou o programa Compliance – Ética e Integridade Empresarial, que leva para as empresas uma cultura de expor seus valores e condutas éticas de forma mais clara, incentivando o comportamento moral alinhado com o exemplo realizado pelos líderes de cada organização.

Paulo Antunes

No palco Sr Paulo Antunes vice-pres CAIXA

Um painel sindical abordando as relações entre Ministério Público, Incorporadoras, Imobiliárias e o Corretor de Imóveis mostrou uma dura realidade nas relações de trabalho e levantou questões preocupantes sobre as mudanças na CLT e o modelo associativo da Lei 6530/78 alterado pela Leo 13.097/15. Um ponto de destaque foi a condição de trabalho em plantões de venda sem estrutura básica como banheiro, água e segurança. Por fim destacaram a importância do Sindicado do setor (Sindimóveis) para preservar as garantias previdenciárias e formalização da relação de trabalho evitando possíveis litígios.

Ainda no dia 06 o Engenheiro civil e Mestre em Neurolinguística Luiz Paulo O. Bernardi com o tema: Técnicas de Vendas com PNL fez uma demonstração de como identificar o perfil mental das pessoas para conduzir a negociação de forma personalizada. Mostrou a importância de ouvir e falar em cada etapa do negócio e apresentou os perfis: analítico, pragmático, afável e expressivo que exigem uma sensibilidade profissional para obter mais sucesso nos atendimentos estabelecendo rapport com o cliente.

Dado Schneider

Á direita Dado Schneider Doutor em Comunicação

A palestra de encerramento com tema: Vendas no Século XXI: Mudar ou Morrer com o Doutor em Comunicação Dado Schneider, professor e publicitário, foi conduzida com muita fundamentação e eloquência, revelando a mudança de comportamento das gerações e enfatizando que a cultura de educação familiar no século XX tinha a figura dos pais como “autoridade máxima e dono da verdade absoluta”, hoje temos uma geração com acesso a comunicação que tem informações de maneira fácil e uma perspectiva de vida bem superior. Mostrou que esse choque de gerações exige uma postura nova das pessoas nascidas no século XX com mais entendimento das novas preferências e hábitos que causam mudança no padrão familiar. Antes as famílias transportavam comportamento pelas gerações, o filho era igual ao pai que era igual ao avô e etc. Hoje esse ciclo não existe e a expressão: “bom era no meu tempo” revela uma dificuldade de adaptação, segundo Schneider. No seu entendimento ele rotula os mais conservadores como Monocanal e os jovens da nova geração “Z”, nascidos no século XXI como Multicanais, capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e com velocidade muito superior de aprendizado.

Esta edição do CONACI trouxe para os participantes uma ótima experiência e oportunidade para rever a condução da vida pessoal e profissional. Os assuntos abordados foram de alta relevância e merecem que os profissionais se aprofundem em cada tópico e tenham o entendimento que o mundo já mudou. Chegou o momento de rever o mercado de maneira mais profissional e estratégica.